Las ninãs

 



 

Em 1656, Velázquez pintou Las Meninas , possivelmente o melhor trabalho de história da arte. A cena tem lugar na galeria da sala sob o príncipe Baltasar Carlos, o Alcazar de Madrid. No centro do primeiro plano encontra-se a Infanta Margarita María, que contou com duas damas de honra, ou "meninas": um direito María Agustina Sarmiento, que oferece um pequeno vaso com água, à esquerda Isabel de Velasco, fazendo um reverência. No canto direito no primeiro plano da composição, aparece o cão que interpreta Nicholas Pertusato, por trás deles está a anã Mari Bárbola. O meio termo é ocupado, na direita, por Dona Marcela de Ulloa, guardamujer das damas da rainha, e um guardadamas cujo nome não foi identificado. À esquerda vemos uma grande pintura de Velázquez, que estava com a raquete na mão esquerda, o pincel na mão direita ea cruz da Ordem de Santiago bordado no peito. Na parede do fundo, vemos um espelho, que reflete a imagem do rei Filipe IV e sua segunda esposa, D. Mariana de Áustria . O topo do muro é decorado por duas grandes telas identificado como escola Rubens . Atrás da porta está aberta Don José Nieto, camareiro da rainha, afastou uma cortina.

 

No quadro que vemos a infanta Margarita que aparece parece ser o alvo principal da pintura e que o pintor está a pintar através de um espelho que esteja na sala, e o mais interessante o pintor estar a pintár-se também. A pintura da maneira como está feita é muito interessante para decifrar o segredo.

Acho interessante a maneira como podemos decifrar o que esconde a pintura por detrás da tela, e a maneira como cada um pode decifrar ao ver a obra de arte e as conclusões que cada pessoa tira da impressão que dá ao tentar descobrir e desvendar cada traço do quadro pintado.

gostei de ver também a simbologia que cada quadro pode representar ao ser pintado, como a constelação que é representada pelas cabeças das pessoas que estão na sala. É um maneira bonita de cada um decifrar o que esconde a pintura.

 



 

publicado por ascidia às 12:23
link do post | comentar | favorito